segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Revoltas Sociais

Opositores de Canudos
Desde o início, autoridades eclesiásticas e setores dominantes da população viam na renovação social e religiosa de Antônio Conselheiro uma ameaça à ordem estabelecida. Em 1876, autoridades lhe prenderam alegando que ele havia matado a mulher e a mãe, e o enviaram de volta para o Ceará. Depois de solto, Conselheiro se dirigiu ao interior da Bahia. Com o aumento do seu número de seguidores e a pregação de seus ideais contrários à ordem vigente, Conselheiro fundou – em 1893 – uma comunidade chamada Belo Monte, às margens do Rio Vaza-Barris.

Consolidando uma comunidade não sujeita ao mando dos representantes do poder vigente, Canudos, nome dado à comunidade por seus opositores, se tornou uma ameaça ao interesse dos poderosos. De um lado, a Igreja atacava a comunidade alegando que os seguidores de Conselheiro eram apegados à heresia e à depravação. Por outro, os políticos e senhores de terra, com o uso dos meios de comunicação da época, diziam que Antônio Conselheiro era monarquista e liderava um movimento que almejava derrubar o governo republicano, instalado em 1889.










 Canudos

Características do Cangaço:
O cangaço surgiu a partir do século XIX, mas atingiu o auge entre o início do século XX.
Os Cangaceiros eram grupos de bandidos que agiam, espalhando o terror entre a população sertaneja a fim de impor a lei dos latifundiários e garantir a disciplina e a manutenção da propriedade. Executando vinganças e eliminando inimigos políticos.

 Cangaço


Essas revoltas demonstraram que o povo não estava contente, do que o Brasil ainda tinha que era o preconceito com negros e mulatos por terem sidos escravos ou descendentes deles. Em canudos os pobres queriam sua liberdade, liderados por Antônio Conselheiro, acreditavam muito na salvação e no cangaço a revolta era contra a elite, liderados por Lampião e Maria Bonita, eles atacavam fazendas, matavam os donos e acabavam com tudo.

Postado por: Carolina Trintim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário