segunda-feira, 7 de novembro de 2011

revoltas sociais

Opositores de Canudos:
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

texto e foto do google
postado por rafael

Características do Cangaço:Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino (fontes de água, ervas, tipos de solo e vegetação) para fugirem ou obterem esconderijo,andavam em bandos armados, espalhavam o medo pelo sertão nordestino. Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a seqüestrar fazendeiros para obtenção de resgates. Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época.

texto e foto do google
postado por rafael

Comparação entre Canudos e o Cangaço.

Canudos ers uma fazenda abandonada que foi adaptada por Antonio Conselheiro para que virasse uma vila religiosa,já o Cangaço era um grupoque usava a violencia para tirar dos mais ricos e dar para os mais pobres alem de ser um grupo nomade.
Canudos era uma vila protegida pelos seus habitantes e o Cangaço era um grupo nomade que era protegido pelos mais pobres e vice verssa.
Cangaço era um grupo que conhecia muito bem o Cerrado e conseguia ,facilmente, despistar quem tentasse os pegar,já canudos era um grupo que não gostava de guerra e vivia da agricultura.
Isso mostra como canudos e o cangaço são diferentes.
texto de rafael
postado por rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário