quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Boia-fria - Tema 1

O que é?

O boia-fria ou tassalariado rural é o trabalhador que, expulso do campo, vai constituir uma massa de trabalhadores temporários (volantes) residindo nas periferias urbanas. Migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras. Podem ser considerados proletários rurais, reproduzindo as condições alienantes de produção capitalista no campo.

Condições de trabalho

Estes trabalhadores levam consigo suas próprias refeições (na gíria, boia) em recipientes sem isolamento térmico desde que saem de casa, de manhã cedo, o que faz com que elas já estejam frias na hora do almoço. Em anos recentes, houve diversas denúncias e casos de boias-frias flagrados sob exploração de trabalho escravo ou semi-escravo, o que faz desta classe um tema constante na luta por direitos humanos.E vivem de trabalhos mal remunerados, mudando constantemente de trabalho para que tenham dinheiro para sobreviver,e eles eram pequenos proprietários de terras que ganhavam muito pouco com o que produziam.

Crítica a esse tipo de trabalho

Primeiramente, na minha opinião, esse tipo de trabalho é uma "espécie" de trabalho escravo. Pois eles não são pagos de acordo com o trabalho, exemplo: a cada 8 horas, ganham 2 reais. O que não é a realidade, eu espero. Mas deve ser praticamente isso! E eu descordo plenamente com esse tipo de trabalho. Pois além de receberem pouco a proporção do trabalho, eles ainda ficam em uma condição de trabalho horrível, ex: comem comidas geladas trazidas de casa (por isso chamados de "boias-frias"), ficam debaixo do sol, "dão duro" no trabalho, e etc. Que ao contrário da minha opinião, deviam ganhar muito mais do que uns por ai, por causa do esforço que dão de si mesmos. Além de esse trabalho querendo ou não, é importante pra economia de um pais ou uma cidade. Então pra mim, isso é um tipo de trabalho escravo, e pra quem não sabe, a escravidão acabou a anos atrás, sem contar que infelizmente, ainda existe alguns casos.


Postado por: Ana Elisa Cordeiro

Fonte: Wikipédia | link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Boia-fria

Nenhum comentário:

Postar um comentário