quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escravidão no Brasil hoje- Tema 2

Reportagem:
A Escravidão hoje!
Quando existia a escravatura africana, os escravos eram comprados como qualquer outro produto vendido na prateleira e o cliente se tornava seu dono. Hoje, essa ideia de posse não existe mais, por isso a escravidão moderna é chamada de trabalho análogo ao escravo, ou seja, muito cruel, mas em condições um pouco diferentes: o que acontece é que, além de não garantirem os direitos do trabalhador, os maus patrões inventam maneiras de o empregado não conseguir sair do “emprego”, ou melhor, do seu domínio.

Quer um exemplo? Os moços – geralmente fazendeiros - oferecem emprego, transporte e um adiantamento do salário combinado, além das ferramentas para o trabalho, mas, já no primeiro dia de trabalho, mudam a conversa: dizem que tudo será descontado do salário deles, até mesmo o equipamento que eles usam para produzir, como se fosse um aluguel.
Desse jeito, as dívidas só aumentam e o empregado não pode deixar o local sem pagá-las. Acontece que eles ganham pouco, por isso, honrá-las é uma missão impossível e eles não conseguem se livrar dessa dependência.

Texto crítico sobre o tema:
Eu acho que hoje, felizmente, a escravidão, é mal vista pelas pessoas, pelo menos pela maioria. Todos sabem, que a escravidão "acabou" a uns anos atrás, mas parece, que pra alguns isso não foi muito claro. Como o texto a cima disse, por mais incrível que pareça, a escravidão ainda acontece atualmente, e eu sou totalmente contra a isso, é um crime. E atualmente, a escravidão não é tão visível como antigamente, mas ainda existe vários casos, como: trabalhar muito e receber pouco, ser violentado fisicamente para fazer alguma coisa que seu patrão queira, isso sem contar que a maioria dos "escravos" não ganham nada, e ainda existe o trabalho infantil que é um tipo de escravidão atualmente. Eu sou contra isso pois isso não é uma coisa ética, e muito menos humana.

Postado por: Ana Elisa Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário