quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Boia - Fria..

O que é?
É  um trabalhador rural viajante, são agricultores em diversas lavouras, mas não são donos delas. 
Por que são chamados assim?
"Boia" significa "marmita"; Quando eles vão comer, a sua comida na marmita já está fria, por isso eles são chamados assim.
Como são suas condições de trabalho?
São extremamente precárias, pois trabalham muito no campo, mas ganham muito pouco por isso.
Antigamente eles ganhavam parte da produtividade, mas depois que os grandes proprietários passaram a dar-los salários eles começaram a vender suas pequenas terras e foram trabalhar em lavouras, principalmente as de cana de açúcar.



 Critica:
Para mim, esse tipo de trabalho é completamente desumano, não existe nenhum respeito se quer a pessoa que está trabalhando, além do mais que, como eles conseguem sobreviver toda a vida com um salário minúsculo daqueles! Para mim, esse tipo de trabalho deveria ser muito mais valorizado, por que com certeza não é nada fácil trabalhar numa zona rural, eles deveriam ter auxílio moradia, cheque alimentação, atendimento à saúde de qualidade e muito mais.

Reportagem:


Empreiteiro é acusado de manter bóias-frias em condições sub-humanas no Mato Grosso


CUIABÁ - O Ministério Público do Trabalho está atrás de um empreiteiro suspeito de alojar um grupo de bóias-frias em condições precárias em Arealva, no Mato Grosso. Durante uma blitz, os fiscais identificaram pelo menos quatro crimes na chácara onde os trabalhadores eram mantidos.

O quarto, onde pelo menos dez trabalhadores rurais dormiam, estava bem diferente do que foi constatado pelos fiscais do Ministério Público durante fiscalização na quinta-feira. Pneus, galões e outros objetos que dividiam espaço com o grupo foram retirados. Os alimentos, acondicionados de forma inadequada, não estavam mais no freezer.

E um espaço pequeno dormiam mais de dez homens que dividiam um único banheiro. O local era quarto, cozinha e depósito de materiais. A comida acondicionada de forma inadequada. Dos 15 trabalhadores flagrados em condições de trabalho escravo, seis foram levados para um albergue em Arealva.

O Ministério Público e a Vigilância Sanitária, juntos com a Polícia Militar, voltaram à chácara onde o grupo era mantido. Eles estão atrás de pistas do homem que intermediou o serviço. Hemitério Paula de Lima está desaparecido e sendo procurado pela polícia e pelo Ministério Público. Ele é acusado de cometer pelo menos quatro crimes.
Os trabalhadores rurais foram trazidos do Paraná e de cidades do estado de São Paulo para trabalhar na lavoura de laranja, em uma fazenda em Arealva.
O grupo foi alojado nesta chácara, onde os fiscais do ministério público encontraram várias irregularidades. Os trabalhadores não tinham registro em carteira e recebiam apenas dez reais por dia para colher a fruta. Os bóias frias eram proibidos de sair da fazenda durante a noite.
Na fiscalização na quinta-feira um homem foi preso por porte ilegal de arma e a policia ainda apreendeu no local uma espingarda e munições. Hemitério Paula de Lima pode responder judicialmente pelos crimes de cárcere privado, aliciamento, agressão física e tráfico de drogas.


fonte: oglobo.com


Postado por: Carolina Trintim

Nenhum comentário:

Postar um comentário