quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Constituição de 1988 - (Preconceito é crime)

Racismo virou crime inafiançável e imprescritível em 1988, com a promulgação da nova Constituição. Mesmo assim, há dificuldades em qualificar o crime.
"No crime de racismo considera-se que houve prejuízo contra toda uma classe. Por outro lado, o crime de injúria tem conotação particular", disse. Neste caso, o processo deve ser movido pela pessoa que se sentir ofendida.
Apenas em 1998, com regulamentação do Código Penal, foi tipificado o crime de injúria (ato ofensivo à dignidade de alguém) com o agravante de preconceito racial. A injúria tem menor potencial ofensivo.
Foi por injúria que a Polícia Civil indiciou o jogador argentino Leandro Desábato, acusado pelo são-paulino Grafite de ofensas pessoais, de caráter racista. A Justiça estabeleceu fiança de R$ 10 mil e concedeu liberdade provisória ao argentino.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u107965.shtml
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Importancia da Constituição para a questão de preconceito no brasil:

Essa constituição foi muito importânte para amenizar e muito o preconceito no Brasil!
Ela diz que todas as pessoas que serem preconceituoas com os negros, principalmente, podem ser pressas de acordo com a decisão do poder judiciário.
Essa lei não acabou totalmente com o preconceito no Brasil, mas pelo menos muitas pessoas tomaram consciência de que isso é errado. Por um lado isso é muito bom e importante, claro, mas por outro é uma vergonha porque mostra que o ser humano precisa de leis para respeitar o próximo!
 
Postado por: Carolina Trintim

Um comentário:

  1. Sunflower Oil (Sunflower Oil) - TITADIUM-ART
    Sunflower Oil is a fine-smooth oil that gives your skin a perfect shine. It is ideal titanium scooter bars for thicker skinned titanium straightener or brightening used ford edge titanium up, ray ban titanium as micro touch titanium trimmer well as those

    ResponderExcluir